Wardjans

 

As trevas estavam livres e encantaram Cypius. Com o suor de muitos, criou uma enorme torre, a chamou de Verdugo, e se alojou ao sul de Senna, um lugar chamado de Continente Sombrio. Diz a lenda que a estação Umbra era a preferida do ser supremo, e tanto sua torre, quanto seu continente é coberto por uma densa camada negra, como poderosos cobertores que lembram toda a escuridão da noite.
 
Oliva por sua vez, havia usado grande parte de seus poderes para arrastar as trevas para o sul, e Cypius sabia disso, até aquele momento ninguém sabia do ódio dentro do Ser Supremo pela irmã. Enquanto ela descansava nas montanhas geladas do oeste, ele, nas trevas tramou o maior golpe que o mundo sofreu.
 
Secretamente criou seres enormes, a simples pupila de um olho deles era maior que dois humanos, alguns tinham pelos que mais pareciam espinhos saindo dos braços, os olhos possuíam cores distintas. 
 
Alguns possuíam um corpo fora de forma, outros eram belos. Alguns eram tão pesados que seus passos podiam ser ouvidos a muitas distâncias, porém outros mal pareciam andar. Essas criações foram destacadas pelos contrastes de cada um.
 
Há quem diga que essas criaturas são do tamanho de humanos normais, poucos acreditam. O certo é que o poder delas é inquestionável, assim como os calafrios que causam seu nome: Cypius os chamou de Wardjans.
 
O ser supremo, agora senhor de todo o mundo, homenageou seus 14 wardjans, vencedores da Guerra Familiar, nomeando um a um e entregando a eles cada alguns dias do ano.
 
Esses wardjans, com os anos que se passaram, aos poucos foram sendo persuadidos por Oliva, que mesmo presa, não teve sua bondade abrandada. Sem o consentimento de Cypius, os wardjans passavam assim, a ajudar algumas vezes os humanos. Tudo era feito com bastante cautela e às escondidas, ninguém queria enfurecer o tirano.
 
Enquanto isso, os dias viraram meses, e ganharam os nomes dos wardjans homenageados.
 
Vesak - 1º mês (31 dias)
Primeiro wardjan do ano, Vesak é interessante e padroeiro dos Momantos. Talvez por isso é retratado muitas vezes com tristeza e é esquecido pelos habitantes de Senna, exceto pelos humanos com características animalescas, é claro. É nesse mês, que as mulheres fazem oferendas ao wardjan e o mesmo retribui, dando formas humanas a vários animais para assim, dormirem com as mulheres que assim desejam. Algumas desejam filhos mais fortes e dormem com touros, outros, filhos pacíficos, dormindo assim com lebres. É Vesak que concede a essas mulheres, filhos com características animalescas. Possui uma forma meio abobalhada, pelos por todo o braço e na cabeça há a ausência de cabelos. Possui um grande nariz e na sua boca, enormes dentes da frente salientam-se e outros se ausentam. Não é uma das criaturas mais agradáveis de ver, porém seu coração o torna uma das mais agradáveis de conviver.
Estação: Outono
Símbolo principal: Cesta de frutas, representando as oferendas.
Representa a fertilidade, protetor das mulheres grávidas, protetor dos animais.
 
Poson – 2º mês (28 dias)
Segundo wardjan do ano. É um ser festivo e o mais próximo dos humanos, onde saem nas ruas com fantasias e máscaras. Em um ano de trevas, Poson é o fio de esperança do planeta. Teve seus dias diminuídos como punição de Cypius pela festa aos humanos e Poson não comemora mais com eles desde então. Mas as criaturas criadas através da Mandala, continuam a celebração de esperança. Possui um físico fora de forma, está sempre sorrindo e com roupas coloridas. Possui uma pele mais morena de todos os wardjans e cabelos pretos, encaracolados.
Estação: Outono
Símbolo principal: Taça de vinho.
Representa as festas, alegria, dança, bebidas em geral.
 
Esala – 3º mês (31 dias)
É uma wardjan afastada dos humanos. Leal ao “Senhor Cypius”,quase nunca é vista, pois como um dos braços fortes do comandante de Senna, nunca sai da torre negra. Coincidentemente, arianos e piscianos nascidos nesse mês, tendem a escolher o lado malvado de Cypius, as mulheres então rezam para que seus filhos não caiam nessa data. Os poucos humanos que a viram, diziam que ela tinha uma aparência de uma loba, pronto para devorar sua presa, olhos brilhantes e caninos enormes a amostra. Outros dizem que tinha asas de morcego nas costas, com uma aparência de uma bela mulher. Há relatos também de tê-la visto na forma de ursos, tigres e até rinocerontes. Todos concordam com uma coisa: Os pelos e cabelos sempre eram brancos, o que leva alguns a acreditarem de que os wardjans podem mudar de formas.
Estação: Outono
Símbolo principal: Canino de lobo, representando os relatos de sua forma.
Representa o medo, angústia, o lado selvagem, a fúria/ira.
 
Nikini – 4º mês (30 dias)
No quarto mês do ano, é normal os humanos entregarem oferendas de chocolate à wardjan, que ama essa iguaria. Os humanos a agradam com esse doce na esperança de tê-la ao lado em uma eventual guerra. Às vezes é vista numa forma de coelha.
dizem que quanto mais bela a flor que nasce nesse mês, mais perto Nikini se encontra dos humanos.
Estação: Primavera
Símbolo principal: Coelho, representando os relatos de sua forma.
Representa o doce do chocolate, as flores, a caridade e bondade.
 
Binara – 5º mês (31 dias)
É o mês preferido dos virginianos, apesar de nascerem muito além desses dias, onde o wardjan sai do continente sombrio e ajuda os humanos em seus afazeres terrestres. Há rumores de que será nessa data o mês da próxima guerra. É forte e robusto. Possui uma cara fechada, mas não seu coração. Cabelos caindo pelo rosto, brancos, é o sonho de todas as mulheres.
Estação: Primavera
Símbolo principal: Martelo.
Representa o trabalho, o esforço pessoal, a força e o homem.
 
Jamal – 6º mês (30 dias)
O mês dos namorados. Jamal é uma das poucas wardjans do sexo feminino e representa o amor e a fertilidade. Possui uma aparência bastante harmoniosa, cabelos loiros e olhos da mesma cor. Nesse mês, ela aumenta os atributos de conquista masculinos e femininos, é o momento essencial para que os humanos encontrem a sua alma gêmea. Jamal se faz valer do encontro que acontece em seu mês dos corpos celestes, que formam um grande coração natural no céu e da estação do ano preferida dos casais, a primavera. Enquanto Binara é o wardjan dos sonhos das mulheres, Jamal é a dos homens. Junto com Quadrat e Elm, forma a “Tríplice Soberana”
Estação: Primavera
Símbolo principal: Uma rosa, representando os enamorados do mês.
Representa o amor, o poder da feminino, a magia.
 
Quadrat – 7º mês (31 dias)
Muitos dizem que é um wardjan frio e afastado dos humanos mas, ao mesmo tempo, é um dos que fazem parte da “Tríplice Soberana”, tornando-o o mais confuso dos 14 seres criados por Cypius. O que se tem certeza é de que ele é o mais próximo dos anões. Nesse mês, eles (anões), fazem suas melhores armas para homenagear o poderoso wardjan. Possui aparência semelhante ao dos anões.
Dizem que os sonhos e pesadelos são controlados por Quadrat.
Estação: Verão
Símbolo principal: Triângulo. Os anões nesse mês vestem túnicas com triângulos desenhados. Julga-se então ser esse o símbolo do gigante afastado. 
Representa a confusão, o sono e sonhos, pesadelos, ilusão.
 
Unducap – 8º mês (31 dias)
É o wardjan mais cruel, e por isso esse mês é tido como o mais sangrento de todos. Toda a raça presente no planeta, incluindo os anões, deve sacrificar ao wardjan, representantes para a experiência e masoquismo do mesmo. Possui a aparência de um carrasco, inclusive com a presença do capuz preto no rosto. O carrasco humano foi inspirado em Unducap.
Estação: Verão
Símbolo principal: Foice. Se tornou por isso uma das armas mais temidas pelos humanos e por isso, proibida entre a raça.
Representa a tempestade invisível no coração das criaturas, o mal, a violência.
 
Elm – 9º mês (30 dias)
É o mês onde os elfos, como os anões em Quadrat, fazem suas oferendas à wardjan. A mesma possui aparência idêntica ao dos elfos. É a última representante da “Tríplice Soberana”.
Estação: Verão
Símbolo principal: Um círculo. Um elfo adora vangloriar-se de sua imortalidade. por isso nas festas para Elm, vestem túnicas com um círculo, representando a ausência do começo e do fim, a vida eterna.
Representa o céu, a nuvem e a natureza.
 
Navam – 10º mês (31 dias)
Não há registros sobre esse(a) Wardjan.
Estação: Inverno
Símbolo principal: Sem registros.
Representa: Nada, as criaturas de Senna acreditam que um wardjan ausente, não pode preencher o lugar nos tronos da mesa de Cypius. Alguns , no entanto, o colocam como representante do inverno.
 
Medin - 11º mês (30 dias)
É o mês onde os Necromantes se retiram para estudar. Ele é o wardjan que guarda o portão do inferno e controla uma das criasturas mais amedrontadoras de Senna. É nessa data que, dizem,  ele libera os espíritos para visitarem e assombrarem os humanos em Senna. É normal nesse mês crianças vestidas de monstros a fim de enganar os espíritos, e passar despercebidas por eles. Esse wardjan possui uma forma fantasmagórica, capaz de assustar até mesmo o mais corajoso dos taurinos.
Estação: Inverno
Símbolo principal: Muito representando por uma caveira, que representa os mortos que ele libera em seu mês. Outras raças preferem usar uma corrente para simbolizá-lo, pois acreditam que ele é um dos responsáveis por acorrenta a alma ao submundo.
Representa o espírito, a lua.
 
Bak – 12º mês (31 dias)
Mês preferido das crianças, onde todos recebem presentes, que dizem é entregue pelo wardjan Bak. Contam que o mesmo foi visto voando em um trenó, trajando roupas para o frio, em tons de vermelho e branco. Quando uma criança completa 16 anos, ela recebe seu último presente de Bak, uma arma, para ajudar no combate contra Cypius. O mesmo nunca pôde comprovar tal feito, e por isso, o wardjan  permanece com seus 31 dias.
Estação: Inverno
Símbolo principal: Uma árvore com uma estrela na ponta. Representa a vida humana, das raízes quando são bebês, até a ascensão - a estrela - quando recebem as armas e viram guerreiros.
Representa a esperança, as armas, os presentes.
 
Raeya – 13º mês (30 dias)
13º mês e a primeira wardjan gêmea, cruel e guardiã do continente que Cypius se encontra, onde nenhum homem, elfo, ou qualquer criatura que possua um coração ousa pisar. Como sua irmã, Marannaya, possui a pele branca e cabelos negros que cobrem o olho perdido na batalha contra os membros da “Tríplice Soberana”. Seu corpo é esquelético e assustador.
Estação: Penumbra
Símbolo principal: Uma torre, seu lar e sua vida.
Representa a lealdade, a crueldade.
 
 
Marannaya – 14º mês (33 dias)
Dizem que Cypius é apaixonado por ela e por isso recebeu os 2 dias da punição dada a Poson, sendo assim,  a wardjan que possui o mês mais longo. Ela guarda o submundo onde todos os humanos vão, não importa a vida que  tiveram, o destino para todos é o mesmo. Possui uma pele tão alva como a neve, corpo esguio e cabelos longos, negros, que vão até o chão, que como sua irmã, cobrem o olho perdido em batalha.
Estação: Penumbra
Símbolo principal: Tridente. Marannaya governa o submundo sempre com um tridente em mãos.
Representa os mortos, o submundo, a justiça e a paciência.

 

Contato

Guilherme Macias Bogéa

maciasbogea@gmail.com

Pesquisar no site

 

AMEI o livro, incrível. Tudo na medida certa!!! Parabéns pela escrita!

Realmente me surpreendeu!

Wanessa Guimarães (RJ). Atriz e escritora. Estante Seletiva.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode